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08/12/2023
Condicionamento físico e envelhecimento saudável

Já chegou aos 30 anos? Está com 40, 50 ou mais? Sim? Então este texto é para você!

Fique alerta e prepare-se para conseguir viver mais, aliando qualidade, vigor, energia e disposição. Para atingir este objetivo, há inúmeros tratamentos e programas que combinam medicamentos, exercícios, psicoterapias e cirurgias - todos com o objetivo de retardar o envelhecimento.

Com o passar do tempo, é natural que haja diminuição das capacidades funcionais (força muscular, resistência cardiovascular, mobilidade e estabilidade). O conjunto de atividades necessárias à mitigação dos efeitos do envelhecimento está em função dos cuidados com a saúde tomados no decorrer da vida.

Algumas destas atitudes favoráveis constamna lista de “Hábitos Saudáveis” publicada pelo Laboratório de Performance Humana, do Departamento de Saúde do estado norte-americano da Califórnia. O documento cita alguns fatores associados à saúde, qualidade de vida e longevidade:

• Exercício regular;
• Sono adequado;
• Bom café da manhã;
• Refeições regulares;
• Controle de peso;
• Uso moderado (ou abstinência) de álcool;
• Abstinência de tabaco e outras drogas.

Neste contexto também é válido você escolher algum esporte ou atividade da qual você goste. Deixo como dicas musculação, treinamento funcional ou até alguma arte marcial.
Um abraço e bons treinos!

Leonardo Borges Neto
Preparador Físico e bacharel em Educação Física e especialista em Esportes de Combate.

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