32 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Fitness

14/02/2025
Sem desafio, sem progresso: o erro que trava sua evolução


É verdade que o trabalho duro sempre tem sua recompensa, mas trabalhar duro sem usar o cérebro resultará em esforços desperdiçados e na estagnação. Essa é a razão pela qual muitas pessoas se perguntam: “Por que não estou progredindo nas cargas?”, “Por que não estou queimando gordura, mesmo treinando cinco vezes por semana?”, “Por que não vejo mudanças significativas em meu físico?”.

Bem, hoje vou começar a falar sobre algumas razões que podem explicar porque você não está vendo progresso e o que fazer a respeito disso.

Você não sai da zona de conforto

Dias atrás, li um anúncio de uma linha de equipamentos de musculação especialmente desenvolvida visando o conforto do usuário. Mas, espera aí... há algo errado! Esses equipamentos não devem oferecer conforto excessivo; o que devem proporcionar é eficiência na execução, ajustes precisos e segurança. Podem até ter assentos e encostos que ofereçam acomodação adequada, mas algumas indústrias acabam exagerando e adicionando itens desnecessários que apenas encarecem os equipamentos e deixam a academia mais bonita. Não adianta oferecer conforto sem pensar no restante.

O que quero dizer é que conforto não tem nada a ver com o trabalho duro necessário para transformar nosso físico. Quando você está na zona de conforto, simplesmente não está forçando seu corpo ao limite. Você faz a mesma coisa todos os dias e, pior ainda, repete exatamente o mesmo treino dia após dia. Só porque uma rotina funcionou há alguns meses não significa que ela continuará funcionando para sempre. Tudo funciona bem, pelo menos uma vez.

Você também precisa desafiar seus limites, sentir o “medo” e treinar mesmo assim. Assim que se sentir confortável com uma nova rotina, mude para outra. Pequenas alterações no treinamento, como a troca de alguns exercícios ou o uso de métodos para aumentar a intensidade, fazem toda a diferença. Você pode e deve forçar seu corpo, superar seus limites e se desafiar constantemente. É essencial tornar seu treino difícil de ser realizado.

Mantenha seu corpo em constante adaptação. Mantenha sua mente desafiada. Enterre o medo sob uma pilha de vitórias. Um marombeiro comum gasta pelo menos 144 horas por ano dentro da academia, se for consistente. Então, se você não estiver se esforçando ao máximo toda vez que pisar no solo sagrado do ferro, estará desperdiçando seu tempo. Simples assim.
Leia também:
Leia também:
Leia também:
Rua Monjoleiro, 284 - Tropical - CEP 85807-300 - CASCAVEL - PR - Fone: (45) 3224-7212 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.