31 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Conteúdo

18/09/2015
Em Foco - Edição 405

Prefeito é investigado na suposta fraude em licitação do transporte escolar
 
Valdecir Nath e Inês de Paula possivelmente estariam envolvidos

O prefeito Edgar Bueno está sendo investigado pelo Ministério Público do Paraná. O secretário de Educação, Valdecir Nath e a secretária de Assistência Social, Inês de Paula, também são citados no processo.  A investigação é de suspeita de fraude em licitação e ocupação irregular de terrenos públicos. A ação foi proposta pelo promotor de Justiça Sérgio Ricardo Cezaro Machado que aponta possíveis irregularidades na licitação do transporte escolar rural do município em 2012. Conforme o documento, os proprietários das empresas vencedoras da licitação têm algum grau de parentesco com Inês de Paula. Em 2012, segundo os autos, Edgar assinou contratos emergenciais com a empresa RF de Oliveira Transporte Ltda., que pertence à família da secretária, para prestar serviços de transporte escolar para alunos da rede pública na área rural. O pedido na época foi feito pelo secretário de Educação, Valdecir Nath. 
Tem mais, em 2012 foi realizado o processo licitatório que contratou duas empresas da família para continuar prestando o serviço. A alegação do promotor é de que a afinidade política entre os envolvidos influenciou no processo de licitação, e reforça que houve monopólio do transporte escolar rural desde então. Além disso, o promotor relata no processo que o valor da licitação fraudada foi usado por meio de doações à campanha eleitoral da secretária Inês de Paula nas eleições de 2014, na época candidata a Deputada Federal.
O Prefeito Edgar Bueno se pronunciou na tarde de 16/09, sobre as acusações feitas pelo Ministério Público de Cascavel, afirmou que não foi notificado sobre o teor da ação e o que existem são “ilações irresponsáveis” e factoides. Também declarou que só tomou conhecimento que eram áreas publicas em abril, e que se a ocupação existe há anos, ele não tinha obrigação de saber das irregularidades. Afirmou ainda, logo que tomou conhecimento a empresa foi notificada e em poucos dias o jurídico deve entrar com ação para reintegração de posse. Por último, falou que a licitação foi nacional e nada foi feito às escondidas e acredita que, na Justiça, será provado que não houve irregularidades. Enquanto isso, o Ministério Público levantou mais um questionamento: a área, localizada aos fundos do Restaurante Popular, região central, está ocupada com a conivência da administração e que pessoas da família ligadas à empresa também exploram o aluguel do local que é da prefeitura.
 
Rua Monjoleiro, 284 - Tropical - CEP 85807-300 - CASCAVEL - PR - Fone: (45) 3224-7212 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.