27 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Conteúdo

17/04/2020
COVID-19: MITOS X VERDADES

Álcool gel, desinfetantes, detergentes e água sanitária são eficazes contra o novo coronavírus.
Verdade
Todos esses produtos têm poder contra o novo coronavírus, assim como limpadores multiuso com cloro, álcool de limpeza (líquido com concentração entre 60% e 80%) e sabão.

Preciso tirar os sapatos antes de entrar em casa.
Verdade
Seus sapatos devem ficar em uma parte isolada da casa e somente serem utilizados para sair, quando necessário.

É preciso ter, necessariamente, febre alta para estar com o novo coronavírus.
Mito
A maioria dos casos apresenta sintomas leves ou até mesmo não apresenta sintomas. Porém, a febre persistente associada à falta de ar é um sinal de alerta para procurar um serviço médico.

Ingerir alimentos alcalinos protege contra o novo coronavírus
Mito
Nenhum alimento ou medicamento, até o momento, é capaz de curar a doença causada pelo novo coronavírus. Seria bom, mas não é verdade.

Diversificar o assunto das informações consumidas ajuda na saúde mental.
Verdade
Durante uma pandemia como a do coronavírus, a tendência é concentrar o consumo de informações sobre o tema, o que alimenta a ansiedade e prejudica a saúde mental. Recomenda-se o consumo de conteúdos variados: noticiários, filmes, documentários, programas de entretenimento e o que mais você tiver interesse.

Vitamina D previne contra novo coronavírus.
Mito
Obtida a partir de suplementos vitamínicos, determinados alimentos e exposição ao sol, a vitamina D realmente reforça o sistema imunológico, mas não há evidências científicas que comprovem a eficácia da vitamina D contra a COVID-19.

O novo coronavírus só é grave para pessoas idosas.
Mito
Pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis e propensas a complicações respiratórias severas, assim como doentes crônicos. Porém, crianças, jovens e adultos também podem se contaminar pelo vírus e, em alguns casos raros, ter complicações.

O vírus pode fica ativo em objetos e superfícies.
Verdade
O vírus sobrevive por até quatro horas em cobre, 24 horas em papelão e até três dias em superfícies de plástico e aço inoxidável. Ainda não sabemos quanto tempo sobrevive em tecido e outras superfícies.

Vacina contra a gripe protege contra o coronavírus.
Mito
A gripe é causada por um vírus diferente da COVID-19. Porém, tomar a vacina da gripe é importante para evitar a contaminação com outro vírus potencialmente perigoso, o influenza. Isso vai evitar que duas epidemais (de gripe e COVID-19) aconteçam juntas e ainda facilita o diagnóstico de quem desenvolver a COVID-19, que possui sintomas semelhantes.

Lembre-se
Nenhum medicamento específico para tratar o novo coronavírus foi aprovado.Estudos estão sendo realizados com medicações em todo o mundo e alguns parecem promissores, sendo adotados em protocolos de diversos hospitais no Brasil. O tratamento atual tem foco nos sintomas apresentados, com analgésicos para dor e antitérmicos para febre. Dieta balanceada, hidratação e repouso seguem entre as formas de tratamento. Qualquer medicamento deve ser utilizado sob recomendação médica.

Este infográfico foi produzido pela SulAmérica, que usou como fonte
seus profissionais de saúde e informações do Ministério da Saúde,
Organização Mundial da Saúde, Journal of Hospital Infection
e Sociedade Brasileira de Infectologia.
 
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - CASCAVEL/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.