25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Saúde dos olhos

23/06/2017
O transplante mais realizado do mundo

O transplante de córneas é uma cirurgia extremamente impactante na vida de quem tem que realizá-lo. Ele devolve a visão e a qualidade de vida para olhos antes praticamente na escuridão.Algumas doenças dos olhos que acometem as córneas acabam precisando de  transplante para serem curadas.Podem ser patologias congênitas(de nascença) ou doenças infecciosas, como úlceras, alterações do formato da córn ea, perfurações, cicatrizes, entre outras.  Todas tem em comum o fato de afetarem a transparência ou a capacidade da córnea de convergir os raios luminosos uniformemente para formar uma imagem nítida. Vale lembrar que apenas quando a córnea esta afetada é que o transplante proporciona o retorno da visão.
A cirurgia pode ser feita hoje em camadas: apenas a parte interna da córnea ( endotélio ) ou apenas as partes mais externas ( estroma e epitélio). Caso necessário o transplante total ou penetrante também pode ser aplicado. Cada patologia tem uma técnica de escolha.
A recuperação da visão depende da técnica aplicada e da doença que resultou no transplante. Se houver a necessidade de dar pontos na córnea, a visão vai retornando conforme eles são retirados, dentro de alguns meses. O resultado visual pode ser ainda melhor se associado a um tratamento a laser da superfície ocular no fim do tratamento.
O especialista em transplantes de córneas escolherá a melhor técnica para cada caso.
Leia também:
Leia também:
Leia também: