25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Saúde dos olhos

11/05/2017
Ceratocone: um problema e várias soluções

A deformidade da superfície da córnea gera alterações na capacidade dos olhos de formar imagens. O ceratocone é uma dessas doenças que causam a deformidade das córneas.
Embora exista uma causa genética e haja uma forte relação entre doenças alérgicas e o ceratocone, ainda não se sabe bem ao certo sua origem. O atrito frequente do coçar dos olhos costuma ser determinante para que a doença progrida. Ela se inicia na infância e adolescência e costuma evoluir até por volta dos 30 anos de idade. Leva a uma piora progressiva da visão normalmente com graus de astigmatismo e miopia associados. Causa grande impacto na população por atingir uma faixa etária jovem e produtiva.
O tratamento hoje envolve desde o cross linking do colágeno da córnea - que estaciona a doença - passando por uso de lentes de contato, implantes de anéis corneanos, lasers para corrigir a superfície ocular e até transplante de córneas.
Cada estágio da doença implica num tratamento. Nem todos os ceratocones têm indicação de todas essas modalidades de tratamento, mas o fato é que a evolução dos métodos terapêuticos tem sido vultuosos nos últimos anos, proporcionando uma reabilitação otimizada de cada caso. Converse com o especialista na doença para saber o que pode ser aplicado com um melhor resultado para seu caso. 
Leia também:
Leia também:
Leia também: