25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Saúde dos olhos

07/04/2017
Você sabe o que é a catarata e por que ela acontece?

A catarata é uma patologia ocular que acontece pela opacificação da lente natural dos olhos, os cristalinos. Esse processo acontece naturalmente com o tempo, mas pode ser precipitado por traumas oculares, cirurgias, inflamações e infecções oculares, diabetes ou uso de corticoides por longos períodos. A catarata também pode ser de origem congênita (quando o paciente já nasce com ela).

Sintomas
Os sintomas normalmente são gradativos e mais perceptíveis em estágios de intermediário a avançado da doença: visão embaçada ou esfumaçada, dificuldade para dirigir a noite, aumento progressivo do grau dos óculos, perda de nitidez das cores, entre outros. Não é possível ver a catarata a olho nu, a não ser em casos avançados, em que a pupila (menina dos olhos) se torna esbranquiçada. A catarata não tratada pode trazer, além da cegueira reversível, inflamações e, até mesmo, o aumento da pressão dos olhos em alguns casos.

Tratamentos
O tratamento é cirúrgico. É um procedimento cirúrgico minucioso, mas seguro quando realizado pelas mãos de oftalmologistas competentes e por meio de equipamentos adequados. Na retirada da catarata é realizado o implante da lente intraocular. As lentes bifocais ou trifocais têm mostrado ótimos resultados, promovendo independência do uso de óculos. Consulte seu oftalmologista de confiança e verifique qual o melhor acompanhamento ou tratamento para seu caso.

Informe Publicitário
Leia também:
Leia também:
Leia também: