25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Direito Criminal

23/10/2015
Diferença entre Crime Doloso e Crime Culposo

Uma questão que costuma gerar dúvida, principalmente quando estamos assistindo ou lendo notícias sobre a prática de crimes, diz respeito à diferença entre crime doloso e crime culposo.
Quando se diz que alguém cometeu um crime doloso é porque esse alguém teve a intenção e a vontade de cometer o crime, ou seja, agiu livremente e era consciente de que estaria praticando o crime. 
Quis realmente cometer a ação criminosa. Portanto, o sujeito está sabendo o que faz, como por exemplo, no caso de homicídio qualificado, em que uma pessoa fica escondida e mata a vítima de surpresa.
Diferente situação ocorre no crime culposo, pois nesse caso o agente não tem a intenção de cometer o crime. Em sua ação ele não espera que o resultado criminoso vá acontecer. Ele deixa de observar um dever de cuidado, por imprudência, negligência ou imperícia, ou seja, o resultado indesejado acaba ocorrendo não por vontade do agente, mas por uma falta de atenção deste, que poderia ter evitado o ato ilícito. 
Exemplo: pessoa que está manuseando uma arma que dispara e, sem querer, atinge outra pessoa.
As penas dos crimes dolosos são maiores do que as penas dos crimes culposos, pois maior punição se deve dar a quem tem a intenção de praticar um crime.
 
Leia também:
Leia também:
Leia também: