25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Arquitetura

23/10/2015
Qualidade arquitetônica no ambiente escolar

Ao projetar escolas é muito importante entender o funcionamento do fluxo escolar e ainda, como um ambiente lúdico e agradável pode influenciar positivamente no aprendizado. Tanto para tranquilidade dos pais, quanto segurança dos pequenos é importante prever um local de acesso protegido e que não ofereça riscos. 
Antigas escolas com cerquinhas coloridas já não encantam mais os olhos, é preciso um espaço contemporâneo com linguagem clean, espaço inteligentes e multifuncionais. No caso das pré-escolas, as preferidas das crianças são aquelas com mini fazendinha, vegetação de grande porte e parques de madeira.
Segundo Lima (1989) “é preciso deixar o espaço suficientemente pensado para estimular a curiosidade e a imaginação da criança, mas incompleto o bastante para que ela se aproprie e transforme esse espaço através da sua ação”.

LIMA, M.S. A Cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989. 102p.
 
Leia também:
Leia também:
Leia também: