25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Chame o Chef

02/10/2015
Jiló - O amargo que faz bem

É o fruto do arbusto "jiloeiro" ramificado, que pode atingir entre um e 1,5 metros de altura. Seus ramos são verdes, cilíndricos e alongados, tem folhas de formato longo, recoberta por pelos, principalmente na lauda inferior. Suas flores são brancas, dispostas de duas a três, em pequenos racemos com pedúnculo curto. O fruto pode ser longo, alongado ou quase esférico, conforme a variedade, de coloração verde-clara ou escura e peso de catorze a dezessete gramas.O jiló contém carboidratos (3 a 6%), proteínas (1,4%), sais minerais como cálcio,fósforo e ferro e as vitaminas B5 e C. A vitamina C contida no jiló é perdida com o cozimento.
 
 
Costela desossada da sogra com jiló

Ingredientes:
- 1 kg de costelinha magra desossada;
- 50g de manteiga sem sal;
- 100g da farinha de trigo;
- 1 copo de vinho branco;
- 2 litros de água;
- salsinha e cebolinha a gosto;
- sal e alho a gosto;
- 1 colher de colorau;
- 1 Kg de Jiló bem verde;
- 2 limões;
- 1 litro de água;
- 2 colheres de tempero industrial ao seu gosto;
- 3 colheres de farinha de trigo;
- 1 colher de sal.

Modo de Preparar:
- Desossar a costelinha, cortar em cubos. fritar até o ponto de ficar macia. enquanto estiver fritando, colocar o sal, o alho, a cebolinha, a salsinha e o colorau. 
- Retirar da panela a carne e reservar. 
- Deixar o caldo e acrescentar a água, o vinho, a farinha e a manteiga. Depois que o caldo engrossar, acrescentar a carne e deixar cozinhando por 20 minutos. 
- Descascar o jiló, cortar em rodelas bem finas e deixar em um litro de água com o suco dos 2 limões.

Para Empanar:
Secar as rodelas de jiló, empanar na mistura da farinha, tempero industrial e sal. fritar em óleo a temperatura de 180 ºC.

Dicas do Chef
CHIPS DE JILÓ
Corte os Jilós bem fininhos com cascas, deixa na água (somente água) por umas duas horas, tempere á gosto e depois frite em óleo bem quente, aos poucos para não juntar água. Pode-se acompanhar uma feijoada.
 
 
Leia também:
Leia também:
Leia também: