25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Chame o Chef

04/09/2015
Coalhada Caseira

Seu organismo agradece
Leite cru, talhado, que ficou abafado por 24 ou 48 horas. Geralmente é conseguida com a adição de renina ao leite. Pode ser consumida ao natural, pura ou acompanhada de açúcar (prefira o mascavo), ou ser utilizada como ingrediente de diversos pratos.
Muito utilizado na cozinha libanesa onde recebe o nome de lában. Encontra-se fresca, cozida (labanie) e seca, misturada com azeite (lában bi zait).
Entra como ingredientes em um grande numero de pratos árabes e também serve de acompanhamento para entradas, sopas e quibes. Coalhadas são também importantes no processo de elaboração de queijos. A adição de um coalho queijo em leite produz uma coalhada forte e consistente, que é base da feitura do queijo.
Queijos cremosos podem ser obtidos a partir de coalhadas suaves de leite ácido.


Ingredientes:
- 1 litro de leite integral
- 170 g de iogurte natural

Modo de Preparar:
Em uma panela, coloque leite integral e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar.
Quando o leite estiver morno (60°C), adicione iogurte natural e misture bem. Tampe a panela com um prato, cubra com um pano, coloque a panela em um local onde não tenha corrente de vento (por exemplo, dentro do forno desligado) e deixe descansar por 6 horas.

Curiosidades
• Outra forma de verificar se a temperatura está em 60°C é colocar o dedo no leite e contar até dez. Se estiver suportável durante este período, a temperatura estará no ponto correto.
• Coloque uma peneira forrada com um pano de prato limpo dentro de uma tigela. Despeje o leite com iogurte na peneira, deixe escorrendo dentro da geladeira por 3 horas. Despreze o líquido que se formar na tigela, retire a coalhada do pano de prato e sirva em seguida com bolinho de lentilha, quibe, tabule ou esfiha.
Leia também:
Leia também:
Leia também: