25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Chame o Chef

21/08/2015
Belle Meunière - Clássico da cozinha Francesa

A origem do nome desse prato está associada à farinha de trigo. “Meunière” é a esposa do moleiro, que, no início do século XIX começou usar a farinha do moinho para garantir uma melhor consistência do pescado na frigideira.
Trata-se de um método de cozimento que pode ser utilizado para vários tipos de peixe, embora o clássico seja o linguado. 
O filé é levemente passado na farinha de trigo e depois frito na manteiga. Uma variação da receita original, acrescida de alcaparras e camarões, passou a ser chamada “à belle meunière”.
Juntamente com a receita usada na sua preparação a alcaparra na minha opinião é o que dá o toque especial nesta preparação, imagine um à Belle Meunière sem ela qual seria seu gosto.

 
 
Filé de pescada a belle meunière
 
Ingredientes:
- 1 Kg de filé de pescada amarela, abadejo ou tilápia
- 2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
- 200 g camarões
- 1 xícara de champignons fatiados
- 1 xícara alcaparras
- 200 g manteiga
- 1 xícara de vinho branco
- 1 colher ( sopa ) salsinha picada
- Suco de 2 limões
- Molho inglês a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- Sal

Modo de Preparar:
1. Tempere os filés de pescada com sal, a pimenta, o limão e passe-os na farinha de trigo. 
2. Grelhe os filés, em grelha ou chapa e, na falta destas, doure-os na frigideira com manteiga. 
3. Numa panela, doure num pouco de manteiga, os champignons, os camarões, as alcaparras, a salsinha picada, o sal, a pimenta-do-reino, gotas de molho inglês, suco de limão. 
4. Acrescente o vinho e deixe apurar por alguns minutos. 
5. Despeje esse molho sobre os filés grelhados e sirva com batatas cozidas.

Curiosidades:
A alcaparra (Capparis spinosa) arbusto típico do mediterrâneo, vegeta entre rochedos e é muito resistente ao clima seco e árido. Os botões de sua da flor são colhidos antes de desabrocharem e preparados em conserva no vinagre, salmoura ou sal puro. Quanto menores eles forem,  mais caros e mais apreciados serão, por terem consistência tenra e melhor sabor. Não é recomendado colocar as alcaparras no início do cozimento de qualquer prato, pois seus sabores se perdem. É importante também passá-las por água fria antes de utilizar, para retirar um pouco da salmoura em que é conservada.
 
Leia também:
Leia também:
Leia também: