25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Chame o Chef

10/07/2015
Caldo básico de carne

Caldos
Os caldos fazem parte da base culinária. São úteis no preparo de ensopados e molhos, indispensáveis no preparo de sopas e cremes.
Nada substitui um bom caldo preparado em casa, principalmente se for preparado com calma para extrair todos os sabores e aromas dos ingredientes utilizados, se for necessário clarear um caldo de carne ou de galinha, ferva-o, preparando como indicado nas receitas, passando-o em seguida num pano grosso. 
Depois de coado, misture duas claras de ovo batido, torne a ferver e coe em um guardanapo úmido. Esse processo serve para todas as qualidades de carnes e aves. Caso não seja possível preparar um caldo com ingredientes frescos e naturais, alguns substitutos estão disponíveis no mercado. São os caldos concentrados em cubos ou em pó. 
Dilua os caldos em água fervente na proporção indicada nas embalagens. Normalmente, um cubo de caldo para 500 ml de água. Lembre-se que os caldos industrializados já contêm sal, portanto, cuidado com o uso do sal nas receitas.

Caldo básico de carne



Ingredientes:
- 3 litros de água;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- 2 talos de salsão (aipo);
- 1 cebola média;
- 1 folha de louro;
- 1 kg de carne bovina com osso (ossobuco);
- 100 g de presunto italiano (opcional);
- 2 cenouras limpas e cortados ao meio;
- 2 tomates limpos cortados em 4;
- 1 alho-poró limpo e cortado grosseiramente;
- Sal.

Modo de Preparar:
1 - Coloque o óleo em um caldeirão e doure a carne com osso e o presunto. Cubra com água e ferva por 15 minutos, retirando a espuma que se formar na superfície com a ajuda de uma escumadeira. Adicione o louro e os legumes.
2 - Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo por duas horas ou mais tempo, até que a carne esteja se soltando do osso, se necessário adicione mais um pouco de água. Tempere com sal e deixe ferver mais um pouco.
3 -  Quando o caldo estiver apurado, coe-o e está pronto.
4 - Depois de cozida a carne, pode ser desfiada e utilizada em outras receitas.

Dicas do Chef
Se preferir um caldo com menos gordura retire as peles antes de iniciar a receita. Ou então coloque o caldo pronto e coado na geladeira para que a gordura  se solidifique, podendo ser descartada com facilidade.
Leia também:
Leia também:
Leia também: