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Coluna: Fitness

09/03/2018
Overtraining: você está treinado demais?

Olá queridos leitores!
Para quem vem acompanhando as duas últimas edições, o assunto é overtraining ou excesso de treinamento. Falamos sobre os sintomas que indicam uma fase de sobretreinamento, maximizada com o estresse do dia a dia. Vejamos se você está necessitando de uma pausa para voltar com força total.
 
Sintoma 4: dores nas articulações sem explicação óbvia
 
Sentir dor muscular após o treino é algo comum e esperado, sendo que ela deve sumir em alguns dias. 
Porém, se alguma dor está persistente, mesmo que a execução dos exercícios esteja correta, é provável que você esteja treinando demais e descansando pouco. 
 
Sintoma 5: você adoece com facilidade
 
Várias coisas podem influenciar o sistema imunológico: mudanças na dieta (excesso de porcarias), falta de vitaminas e minerais, não dormir corretamente, estresse em excesso, entre outros aspectos. Mas se você se alimenta corretamente, descansa, não abusa de drogas (lícitas ou ilícitas) e mesmo assim se encontra pegando infecções na garganta e resfriado várias vezes ao ano, é possível que isso seja claro sinal de overtraining.

Sintoma 6: você se sente péssimo depois do treino
 
Ao mesmo tempo em que treinar pesado nunca será um mar de rosas, depois do treino é comum nos sentirmos bem por conta da liberação de vários “hormônios felizes”. No entanto, se você está se sentindo esgotado, fisicamente e mentalmente depois do treino, ao ponto de atrapalhar outras atividades do seu dia a dia, pode ser um sinal de sobretreinamento. 
Os seis sintomas podem indicar que você precisa de um descanso. Fique ligado, na próxima edição vamos falar sobre algumas regras para combater o overtraining e amplificar a recuperação. Abraços e bons treinos!
 
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