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Coluna: Fitness

09/02/2018
Overtraining: principais sintomas

Olá queridos leitores! Bem-vindos à primeira edição de 2018!
O overtraining acontece quando exigimos excessivamente do corpo sem permitir a recuperação adequada. Isso pode acontecer por conta de excesso de treino, mas também pode estar relacionado a outros fatores como: má alimentação, vícios e estresse em geral.
Ganhos em massa muscular e força não ocorrem dentro da academia, eles ocorrem fora dela enquanto o corpo repara lentamente as fibras musculares que foram danificadas durante a sessão de treinamento. Além disso, os músculos não são os únicos a sofrerem em um treino pesado, seu sistema nervoso e articulações também são sobrecarregados. O resultado disso, com o tempo, é um corpo cada vez mais sobrecarregado, fragilizado e sempre em débito com a recuperação.
Se você está sempre “devendo” uma recuperação, então não estará ganhando massa muscular, por isso, é muito importante estar atento, mesmo que seja difícil entrar em overtraining. Felizmente, sabendo identificar os sintomas, é possível evitar o problema muito antes que ele traga prejuízos, portanto, é preciso entender os sintomas mais óbvios e avaliar com honestidade se você realmente está sentindo-os.

Sintoma 1: dificuldade para treinar com uma intensidade/volume que você já está acostumado. Quando os sintomas do overtraining estão batendo em nossa porta, é comum notar que o treino que você já está acostumado a fazer está mais difícil que o comum. Por exemplo: você sabe que consegue fazer supino usando 30kg de cada lado por oito repetições, com uma certa tranquilidade, mas, nos últimos treinos você notou que está lutando cada vez mais para chegar na oitava repetição com uma carga que sempre usou. Isso pode ser um forte indicativo que você não está se recuperando corretamente e pode estar sofrendo com overtraining.

Na próxima edição continuarei falando sobre os sintomas de overtraining.
Fique ligado e descubra se você está precisando de uma pausa de descanso.
Se cansar, descanse e jamais desista.
Abraços e bons treinos!
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