25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Fitness

08/12/2017
Testosterona baixa: sintomas comuns

Olá meus queridos, sejam todos bem-vindos!
Estar com a testosterona baixa pode trazer sintomas que afetam negativamente várias áreas da vida do homem, principalmente sua motivação, desejo sexual e composição corporal. Em alguns momentos, algo não vai bem e sua motivação parece “viver” lá embaixo? Então, por que a testosterona é tão importante?
A testosterona é um hormônio produzido primeiramente nos testículos, sendo essencial para o desenvolvimento das características masculinas, como crescimento de pelos, alteração da voz e produção de esperma. Como se isso não fosse suficiente, a testosterona tem uma influência direta em muitas outras áreas vitais, por exemplo: prevenção de doenças cardíacas; apetite sexual; qualidade das ereções; facilidade de aprendizado e memória; sentimento de bem-estar; motivação; crescimento muscular; facilidade para queimar gordura; entre outras.
Quanto maior o nível natural de testosterona, maiores serão os benefícios. Consequentemente, quando o contrário ocorre e o nível de testosterona é baixo, inúmeros sintomas desagradáveis podem se manifestar, sendo que muitos deles passam despercebidos, sem que a pessoa imagine a causa.
O problema de testosterona baixa afeta cada vez mais pessoas, portanto, caso você tenha identificado os sintomas, procure levar uma vida mais saudável e fazer checkups frequentes. Manter a testosterona em níveis normais é essencial para ter progresso na academia e fora dela.

Referência: Vermeulen A, Goemaere S, Kaufman JM. Testosterone, body composition and aging. Medical Clinic, Department of Endocrinology, University Hospital, Ghent, Belgium. Journal of Endocrinological Investigation [1999, 22(5 Suppl):110-116.
Leia também:
Leia também:
Leia também: