25 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Fitness

01/09/2017
30 minutos de exercícios por dia é o suficiente para dormir bem

Saudações aos leitores, espero que todos estejam bem! Nesta edição trouxe informações sobre como a atividade física auxilia na hora de dormir.
Pessoas que se exercitam com frequência dormem melhor e ficam mais atentas durante o dia. É o que afirma estudo que será publicado na edição de dezembro do periódico Mental Health and Physical Activity. De acordo com a pesquisa, feita na Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, a prática de 150 minutos de atividade física por semana (30 minutos por dia) já é suficiente para que uma pessoa obtenha tais benefícios.
O estudo analisou 2.600 homens e mulheres com idades entre 18 e 85 anos que passaram pelo Levantamento e Exame de Saúde e Nutrição Nacional (NHANES, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em 2010 e 2011. Os pesquisadores levaram em conta diversos hábitos dessas pessoas, como a prática de exercícios, condições de saúde, se eram fumantes e se dormiam bem.
Aqueles que praticaram 150 minutos semanais de atividades físicas de intensidade moderada a pesada, que é a quantidade de exercício recomendada por órgãos de saúde americanos, tiveram uma melhora de 65% na qualidade do sono.
As pessoas que seguiram essas diretrizes também se tornaram 65% menos propensas a sentirem cansaço durante o dia do que aqueles que se exercitaram menos. Além disso, os mais ativos revelaram ter 68% menos cãibras durante o sono e eram 45% mais atentos mesmo quando se sentiam cansados.
Para os pesquisadores, os resultados devem incentivar a prática de atividade física como uma alternativa aos remédios para melhorar o sono. "Devemos sempre lembrar que o exercício físico oferece uma série de benefícios para a saúde e ainda ajudam a manter a pessoa alerta", afirmam.

Título original: Association between objectively-measured physical activity and sleep, NHANES 2010-2011
Autores: Paul D. Loprinzi e Bradley J. Cardinal
 
Leia também:
Leia também:
Leia também: